quarta-feira, 8 de abril de 2015

É possível fazer EFT para outra pessoa?


A técnica de EFT é muito abrangente na sua capacidade de auxilio as pessoas. Podemos tratar praticamente todos os tipos de situações emocionais e físicas aplicando as rodadas de EFT.

Podemos sim aplica-la para ajudar outras pessoas, mas este trabalho é feito de uma forma bastante diferente de outros trabalhos a distância.

Tenho algumas experiências bem interessantes referentes a este trabalho em terceiros.

No caso de crianças autistas não devemos aplicar EFT diretamente nelas, considero que são pessoas muito sensíveis a qualquer tipo de terapia e como a EFT trabalha diretamente no subconsciente, não acho aconselhável fazer EFT em pessoas e crianças com este diagnóstico. 
Porém, uma experiência muito interessante que aconteceu comigo a cerca de um ano atrás, a mãe de um menino com autista me procurou para atender seu filho, que tinha na época cinco anos e não se comunicava através de palavras, tinha momentos de raiva extrema e dormia muito pouco.

Fiz uma proposta para esta mãe, convidei-a para uma sessão de EFT onde começamos a listar as emoções que ela sentia em relação a ter um filho com esta dificuldade, não preciso dizer que a lista foi enorme, frustração, medo, culpa, pena, raiva e muitas outras emoções surgiram desta mãe. Iniciamos então o trabalho de EFT com as emoções que estavam mais forte, durante uma hora trabalhamos o máximo que foi possível até zerar alguns sentimentos. Naquela noite seu filho dormiu muito bem, nas noites que se seguiram ainda havia agitação mas ela percebeu uma melhora considerável. Fizemos uma sequencia de sessões onde trabalhamos inúmeros sentimentos e emoções e em resumo depois de um ano de atendimento esta criança esta conseguindo falar algumas palavras, dorme mais tranquilo e seus surtos de raiva diminuíram consideravelmente, pois, agora  ele tem uma mãe corajosa que lhe dá força e segurança para conseguir passar por seus desafios. O fato mais interessante deste caso é que nunca conheci a criança pessoalmente, não tivemos contato nenhum e foi um processo muito satisfatório poder contribuir com esta mãe para conseguir lidar com este desafio de forma amorosa,  corajosa e firme.

Simultaneamente a este caso realizei outros atendimentos a pais e familiares de crianças com algum tipo de síndrome, na maioria dos casos o resultado foi muito bom.

Surgiram outros casos mais específicos como o de uma mãe que queria muito que sua filha passasse no vestibular da universidade federal, mas sua filha não tinha interesse em fazer nenhum tipo de terapia porque considerava isso bobagem, então também sugeri a esta mãe para trabalharmos  nos medos que ela tinha a respeito da filha fazer o vestibular. Em quatro meses de tratamento esta mãe conseguiu mudar sua visão a respeito do vestibular modificou a energia e o modo de ver esta situação, ajudou sua filha não ter ansiedade e medo a respeito disso e como resultado ela consegui uma vaga na Federal no curso de Engenharia da computação.

Poderia continuar citando inúmeros casos de sucesso com EFT para terceiros, mas uma coisa tem em comum entre todos estes atendimentos, tratamos somente o que a pessoa que estava comigo sentia a respeito do outro e em consequência todos melhoraram.

Vou passar um exemplo de como você pode fazer EFT para outras pessoas. Quero salientar que não estamos falando sobre aplicar EFT diretamente na pessoa e sim em si.

Faça uma relação do que você sente em relação a pessoa que você deseja ajudar,
Medo por ela, que tipo de medo, preocupação, pena, raiva pela situação em que a pessoa se encontra, sentimento de incapacidade de ajuda-la, sentimento de impotência, vergonha, culpa, frustração, seu sofrimento em saber desta situação, etc.

Depois de identificar as emoções e lista-la, faça uma graduação de 0 a 10 para cada uma delas, sendo 0 o mínimo de importância e 10 o máximo.
Inicie pela emoção que estiver mais forte.

Monte a seguinte frase e a repita três vezes batendo suavemente no ponto do karatê.



“Mesmo que eu (coloque aqui a emoção que for trabalhar) eu me amo e me aceito profunda e completamente.”

Siga com o exercício nos outros pontos de EFT repetindo a emoção que você escolheu para trabalhar. Você pode apenas repetir o núcleo do problema ou contar a história do por que você sente aquilo, como se estivesse contando a outra pessoa.

Seja o mais específico possível, procure falar detalhadamente para si o porquê do que você sente, como isto lhe afeta, etc.

Os pontos de EFT não variam, também não existe uma ordem exata de onde começar ou terminar, o importante é que você consiga conectar-se a emoção enquanto toca nos pontos.

Para facilitar o trabalho com a EFT sugiro a seguinte sequencia:




1.       Ponto do karatê – Frase de Preparação repetindo três vezes.
2.       Topo da cabeça – comece contar a história
3.       Inicio da sobrancelha – procure contar a historia de forma mais detalhada possível
4.       Cantinho do olho- expresse o que você sente em relação a esta pessoa
5.       Abaixo do olho – fale como você se sente com esta situação
6.       Abaixo do nariz- conte mais sobre isto
7.       Queixo – como isso lhe prejudica
8.       Abaixo do osso da clavícula- fale qual o sentimento que está mais lhe incomodando neste        momento
9.       Abaixo da axila – continue a sua história...


Repita a rodada quantas vezes achar necessário, siga sua intuição, bote para fora o que esta lhe prendendo nesta situação.

É muito importante que você não pare de tocar nos pontos se lhe der vontade de chorar, de rir ou raiva de fazer EFT, são sintomas bem comuns durante as rodadas e isto pode significar que você encontrou o núcleo da emoção guardada e que este é o melhor momento de limpar.

Para encerrar o exercício faça uma rodada usando Ho’oponopono, Sinto Muito, Me Perdoe, Eu Te Amo, Sou Grata, enquanto toca nos pontos de EFT.

Caso precise de auxílio para resolver alguma situação que não esteja conseguindo sozinho procure algum terapeuta especializado para que você possa libertar-se com confiança, alegria e amor, e ainda ajudar seus parentes e amigos.

Realizo atendimentos individuais com hora marcada presencial e através do Skype.

Peça informações sobre cursos de EFT.

Márcia Tessele Pereira
Psicoterapeuta holística
EFT Practitioner
Contato: 51 3019.4234 |9396.1818 - uno.atendimeto@gmail.com





4 comentários:

  1. Que coisa mais maravilhosa que não conhecia . Gosto muito de ho'oponopono .

    ResponderExcluir
  2. Eu conheci a EFT há pouco tempo e fiquei maravilhada com a simplicidade da técnica e os resultados rápidos. Simplesmente maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. Muito agradecida pelo excelente esclarecimento! Forma clara,simples e compreensível.

    ResponderExcluir