A EFT é uma técnica muito abrangente, pode ser utilizada em qualquer situação de desconforto, físico emocional e também para conquistar objetivos materiais e sentimentais.
Quando estamos nos preparando para alcançar um novo propósito de vida, uma nova Meta passamos pelas desafiadoras crenças limitantes. Aquelas informações muito bem guardadas em nosso subconsciente que dificultam a concretização do “NOVO”.
Estes arquivos subconscientes não gostam de mudanças, eles estão a nossa disposição o tempo todo para preservar nossa vida quanto a situações dolorosas e de risco. Mas estas informações também nos prendem dentro de um “cercadinho” onde revivemos diariamente nosso roteiro de vida. Nos acostumamos com o que está dentro deste espaço e sentimos conforto em saber o que compõe este cercado. Toda mudança exige que este lugar confortável seja remodelado e esta ação não agrada porque desacomoda.
Muitas pessoas gostariam de ter uma vida diferente da que tem hoje, mais plena e próspera em todos os setores. Mas o que impede que elas efetuem esta mudança? Repetições de padrões e hábitos? Medo da mudança? Medo de conseguir? Medo de ficar tão diferente que não consiga se reconhecer? Medo de ser rejeitada pelas pessoas de seu convívio? Medo do desconhecido? Crenças de não merecimento?
Pois é, são muitas as crenças que impedem estas mudanças e a EFT tem a função de limpar cada uma delas para que o nosso arquivo subconsciente seja totalmente remodelado para agir conforme nossos interesses conscientes.
Existem alguns macetes para identificar estas crenças. A dica inicial é fazer uma lista com os seus propósitos. Depois comece a listar tudo que lhe impede de conquistar estes objetivos, numere em ordem de valor. (0 o mínimo de valor e 10 o máximo de importância).
Seja específico, observe sintomas físicos, respiração, frio na barriga, tontura, entre outras.
Para iniciar a limpeza de crenças com a EFT sozinho é interessante que se comece pelas emoções e sensações que estão mais evidente.
Exemplo: quero aumentar minha renda em 50 mil por mês, quero dirigir sem medo, quero passar no concurso, etc.
Observe todos os pensamentos que vierem a respeito deste desejo.
· Não é fácil
· Não acredito que seja possível
· Não vejo como
· Tenho medo que pensem que estou sendo desonesto
· Se eu ganhar mais as pessoas com quem convivo podem não se sentir a vontade comigo
· Não sei administrar dinheiro
· Só preciso do suficiente para pagar minhas despesas
· Se eu tiver mais, alguém vai ter menos
Siga seus sentimentos e pensamentos, a lista pode ser extensa, seja compreensivo com você.
Como criar as frases de EFT?
A frase de preparação deve ser feita da seguinte forma:
“Mesmo que eu (diga sua dificuldade ou descreva a sensação física), eu me amo e me aceito profunda e completamente”
Repita 3 vezes batendo suavemente no ponto do Karatê com as pontas dos dedos.
Utilize os outros pontos com as “frases lembretes” que são o núcleo da frase de preparação, repita em cada ponto a sua dificuldade ou sensação.
Pontos da rodada de EFT
Topo da cabeça: (descreva o núcleo do problema)
Inicio da sobrancelha: (descreva o núcleo do problema)
Canto do olho: (descreva o núcleo do problema)
Abaixo do olho: (descreva o núcleo do problema)
Abaixo do nariz: (descreva o núcleo do problema)
Queixo: (descreva o núcleo do problema)
Peito: (descreva o núcleo do problema)
Abaixo da axila: (descreva o núcleo do problema)
Retorne ao ponto do topo da cabeça e continue o exercício por mais duas vezes em cada ponto. Pare e gradue novamente a questão que está sendo trabalhada. Se antes tinha um valor 10 observe para quanto foi, caso não diminua procure ser mais específico. Recomece a rodada desde o ponto do karatê. Não tem limite de vezes para as rodadas, faça até este sentimento perder totalmente o valor para você.
Gosto muito de contar a história durante a rodada, sinto que isso facilita encontrar as emoções bloqueadas e liberá-las com mais facilidade. Funciona quase que da mesma forma anterior; faça a Frase de preparação do mesmo jeito. A mudança no procedimento acontece nos outros pontos, vá contando sua história enquanto bate suavemente nos pontos de EFT, diga quando aconteceu, quem estava na cena, como você se sentiu em relação ao acontecimento, como você se sente agora enquanto fala sobre o assunto, observe suas reações físicas e se tiver, inclua na rodada.
Faça quantas vezes achar necessário.
IMPORTANTE: caso sinta vontade de chorar durante a rodada de EFT, você deve continuar batendo nos pontos e repetindo “vontade de chorar” ou simplesmente pensando “vontade de chorar”, parar de fazer EFT neste momento pode trazer um grande mal estar, portanto recomendo que siga as instruções acima.
Após a limpeza para concluir o trabalho com a EFT, gosto muito de fazer afirmações, decretos e declarações que reforcem o meu propósito.
Caso necessite de maiores informações ou não esteja conseguindo alcançar seu objetivo sozinho, sugiro que busque ajuda de um terapeuta profissional de EFT.
Caso haja interesse, atendo com hora marcada no Uno Espaço Terapêutico, e também pelo Skype.
Márcia Tessele Pereira
Psicoterapeuta Holística
CRT: 48572
Contato: 51 3019.4234 - 51 9396.1818 - Skype: Márcia.eft
Uno Espaço Terapêutico
Rua Barão do Triunfo, 448 conj. 201 - Bairro Azenha- Porto Alegre/ RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário