quarta-feira, 26 de março de 2014

Ho'oponopono - Muito Além da Manifestação



Ho’oponopono é uma antiga arte de cura havaiana que quer dizer "reparar ou corrigir o erro – restaurar a perfeição". Ela permite a liberação e resolução de problemas e é utilizada para estar em harmonia com as pessoas com as quais estamos em relação, incluindo nossos ancestrais. Ela existe na cultura havaiana há milênios, e faz parte de uma visão maior da vida e de seu propósito, o Xamanismo havaiano, cujos princípios e valores  tem sido passados de geração em geração até os dias de hoje pelos Kahunas, os xamãs havaianos. Os Kahunas tinham a consciência de outras dimensões do mundo e do ser humano, e consideravam o equilíbrio entre essas diferentes dimensões do ser o objetivo mais precioso a ser atingido nesta vida. 
Para eles, o ser humano é composto de 3 dimensões ou Eus: o Eu Básico, o Eu Médio e o Eu Superior, o que em nossa linguagem moderna corresponde ao nosso Subconsciente, nosso Consciente e nosso Superconsciente, e o equilíbrio entre essas 3 dimensões ou Eus é fundamental para a evolução do ser humano de uma forma plena e feliz.  
Outro fator importante que caracteriza a psico-filosofia Kahuna é a consciência de que tudo que vivemos como realidade foi criado no plano mental, e portanto é uma projeção de nossos pensamentos, ou de nossos padrões emocionais e de pensamento. 
É um pensamento muito moderno até para os dias de hoje, e só encontramos similar na psicologia junguiana e na física quântica, ou então nas avançadas terapias holísticas.
Mas isso não impediu que esse conhecimento viesse ao descrédito e ao esquecimento após a colonização norte-americana, onde o contato com os brancos e com suas 
novas culturas e seus padrões de pensamento desconhecidos trouxeram novas doenças, não apenas do corpo, mas que também adoeceram a alma dos havaianos, e com isso 
enfraqueceram a sua fé em seu ancestral sistema de equilíbrio e cura.
Mas o Ho’oponopono, entre as outras práticas e sistemas de cura do Xamanismo havaiano, foi atualizado recentemente por dois poderosos curadores havaianos. 
Primeiro por Morrnah Simeona – uma extraordinária Xamã Kahuna Lapa-au (sacerdotisa-curadora) – que já no século passado trouxe novamente ao dia-a-dia dos havaianos a prática deste maravilhoso sistema de cura, chegando até ao reconhecimento nacional e mundial. E mais recentemente por seu aluno e seguidor o psicólogo havaiano Dr. Ihaleakala Hew Len, o grande responsável pelo evento da cura de toda uma ala de criminosos de um hospital psiquiátrico no Havaí que, através do livro de Joe Vitale - LIMITE ZERO, projetou o Ho’oponopono para todo o mundo.
O Ho’oponopono é um sistema de uma incrível beleza, integridade e simplicidade, mas que utiliza conceitos de uma profunda complexidade. Não se trata de maneira alguma de religião, no entanto a consciência do Divino e da Sacralidade de toda a Vida permeiam cada pensamento, palavra e ação desse surpreendente sistema.
Esses dois seres humanos extraordinários que o atualizaram, e suas transformadoras visões do ser humano e do Universo, trouxeram contribuições inestimáveis para a consciência da autonomia de cada ser humano em relação à sua própria felicidade, realização e sucesso, mas principalmente  autonomia para RESOLVER TODOS OS PROBLEMAS
que possamos vivenciar como tal. 
O Ho’oponopono é realmente útil quando ocorrem acontecimentos ou situações desagradáveis na vida, cujas origens ou causas não conseguimos perceber ou mesmo entender. 
É muito eficaz em situações onde haja confusão, insegurança, preconceito, medo e ansiedade, depressão ou mesmo violência ou uma agressividade fora do normal. 
E também onde haja doenças, acidentes, ou manifestações físicas que nos causam incompreensão e impotência moral frente à vida. Ou seja, onde existam quaisquer problemas que estejamos vivendo e que queiramos resolver.
Descrito desta maneira, o Ho’oponopono pode paracer uma panacéia que pretende tudo resolver num piscar de olhos, um fazedor de milagres. Mas não se engane. 
Ele apenas nos apresenta uma antiga forma de ver o mundo, a vida e o ser humano que por acaso é muito avançada e atual, onde complexidade e simplicidade caminham lado a lado, e onde milagres podem acontecer, simplesmente porque mudamos o nosso olhar sobre o mundo, sobre a vida, e o nosso olhar sobre nós mesmos. 
E ao mudarmos o nosso olhar, mudamos nossa atitude em relação à vida, mudamos em seguida nossos valores e assim  nossas próprias vidas, e acabamos por mudar o mundo, o que no princípio era impossível, só mesmo um milagre!  
Então, o que até pouco tempo parecia um milagre, passa a ser natural, pois aprendemos a pensar e a agir em equilíbrio com as nossas dimensões humanas, com os nossos 3 Eus, e não apenas com o nosso ego, cuja perceção é tão estreita comparado à nossa Integridade de ser humano, com a nossa inteira e complexa Unidade de seres espirituais e multidimensionais que somos, vivendo uma realidade material e tridimensional.  
Deste ponto de vista, resolver os nossos problemas é o requisito mínimo para podermos viver no Presente a Eternidade.





PETIÇÃO AO DIVINO CRIADOR

Divino Criador, pai, mãe, filho em um.
Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais lhe
ofendemos, em pensamentos, palavras, atos e ações
do início da nossa criação até o presente,
nós pedimos seu perdão...
Deixe isto limpar, purificar, libertar, cortar todas as
recordações, bloqueios, energias e vibrações negativas e
transmute estas energias indesejáveis em pura luz..
E assim está feito.
--------------------------------------------------
A PAZ DO “EU”

A Paz esteja convosco,
Toda Minha Paz,
A Paz que é "Eu", a Paz que é "Eu Sou".
A Paz para todo tempo,
agora e para sempre e eternamente.
Minha Paz "Eu" lhe dou,
Minha Paz "Eu" deixo contigo,
Não a Paz do mundo,
mas, somente Minha Paz,
A Paz do "EU"
--------------------------------------------------
“EU” SOU O “EU”

"Eu" Sou o "Eu"
"Eu” venho do vazio à luz,
“Eu" sou o sopro que nutre a vida,
"Eu" sou aquele vazio, o oco além de todas as
consciências,
O "Eu", o Id, o Todo.
"Eu" reteso meu arco dos arco-íris atravessando as águas,
O continuum de mentes com matéria.
"Eu" sou a inspiração e a expiração do sopro,
A invisível, intocável brisa,
O indefinível átomo da criação.
"Eu" sou o "Eu".




Palestras semanais às quartas feiras às 19:30
no Uno Espaço Terapêutico
Clóvis Ferrão
3095.31112/8259.3218 

terça-feira, 18 de março de 2014

LUA CHEIA NO EIXO PEIXES/ VIRGEM

     A Lua Cheia acontece quando os dois luminares (Sol e Lua) encontra-se em aspecto exato de oposição, 180º.

     A Lua Cheia deste mês acontece dia 16 de março com o SOL no 26º de Peixes e a LUA no 26º de Virgem às 14h e 08 minutos. Está ativo o eixo Peixes/ Virgem, que são signos opostos e, portanto complementares.

     O signo de PEIXES pertence ao Elemento água. Seu ritmo é Mutável e o seu planeta regente é Netuno.
     É um signo misterioso representado por dois peixes entrelaçados. Cada peixe está voltado para uma direção, mostrando a natureza dual desse signo. Um dos Peixes nada em direção ao mundo da imaginação, das percepções, da criatividade, da espiritualidade. O outro nada em direção ao mundo real. Representando, assim, que este signo não pode estar apenas em um desses mundos. Quando ele fica apenas em um mundo é como se ele se desequilibrasse. Fica faltando alguma coisa, precisa conciliar estes dois mundos dentro de si e aprender a nadar em ambas as direções.
     Peixes é o final do zodíaco e traz consigo a lição e experiência de cada um dos signos que o antecedem. Peixes representa a transcendência, de um fim que é também recomeço, um renascimento. 
     A regência de Netuno simboliza o contato com o invisível, o plano sutil, a sensitividade, a mediunidade, a fé. O reino da sensibilidade às forças maiores, sutilezas do espírito, mergulho no inconsciente dos tesouros espirituais. 

     O melhor direcionamento para este signo de água é buscar o desenvolvimento espiritual e criativo, para que sua sensibilidade seja canalizada positivamente.

Características: intuição, receptividade, percepção sensível, inspiração, impressionabilidade, mediunidade, imaginação, romantismo, afeto incondicional, criatividade, arte, empatia, sonhos, fantasia, ilusão, confusão, escapismo, mártir, vítima. 


Função zodiacal: fusão, dissolução, extinção do individualismo, renascimento no Todo.


     A Lua está em Virgem, signo mutável, do elemento Terra, regido por Mercúrio.

     A Lua no signo de Virgem busca a perfeição.
      O signo de Virgem é representado graficamente por uma moça segurando um ramo de trigo. Tal simbologia está associada à abundância da natureza e a produtividade da Terra. Além disso, traz ainda uma interpretação complementar - o esforço necessário do homem para sobreviver - é preciso plantar para colher, disso depende a fartura da Terra. O signo de Virgem também representa a continuidade das tarefas do dia-a-dia e o aperfeiçoamento de quem trabalha.
     Lua em Virgem é a Lua do servir, servir com alegria nos ajuda a desenvolver o amor incondicional que está no oposto de Virgem: Peixes. Em Leão aprendemos a amar, em Virgem aprendemos a servir com amor, esse amor se chama doa-ação, ser útil, servir de forma desinteressada. Lua em Virgem é a Lua da medicina natural, da cura pelas ervas, o remédio caseiro, porque se em Peixes, seu oposto, o remédio é a droga, a química que muitas vezes nos torna dependentes, em Virgem a natureza na sua raiz tem o elixir da vida.

     Lua em Virgem: “Na vida, não perca nenhum detalhe, mas não perca a vida em detalhes.”

Ana Maria Todeschini
Uno Espaço Terapêutico 



Novo Ano Astrológico 2014






 Para a astrologia o ano só começa em Março, no Equinócio de Outono no Hemisfério Sul e Equinócio de Primavera no Hemisfério Norte.
     O Ano Novo Astrológico tem início com a entrada do Sol a 0º de Áries, o primeiro dos doze signos do zodíaco. No Brasil, inicia este ano no dia 20 de março às 13h e 56min.
     O signo de Áries  rege os inícios, simboliza a coragem necessária para começar, dar o primeiro passo em direção ao que se quer fazer e realizar. Áries é um signo de ação do ritmo Cardinal. Pertence ao elemento Fogo e seu planeta regente é Marte. Marte é associado à coragem que vem de COR, coração e significa agir com o coração.

     Anualmente, cada um de nós tem seu ano pessoal, que vai de um aniversário a outro. Esse estudo se chama Revolução Solar, ou seja, o retorno do Sol ao mesmo grau onde se encontrava no momento de nosso nascimento. A cada ano vivemos uma energia diferente cuja fonte é o nosso próprio Mapa Natal. Esta nova energia terá analogia com uma das doze áreas do nosso Mapa Natal e assim aprendemos a usar estas diferentes energias. Teremos, geralmente, outro signo como ascendente no Mapa de Revolução Solar, diferente daquele do nosso Mapa Natal, proporcionando a oportunidade de nos conhecermos melhor nesta nova ótica.
      O Mapa Natal é a carta que Deus escreveu a cada um para nos ajudar em nossa missão na terra. Verificar os Trânsitos Astrológicos e associar ao estudo da Revolução Solar acrescenta novos elementos para o entendimento de nós mesmos.

   O ano de 2014 conta com a regência de um planeta que vem envolvido em uma aura de otimismo, alegria e expansão: Júpiter. Ele rege o signo de Sagitário e é co-regente do signo de Peixes.
   Na mitologia grega é Zeus, na mitologia romana é Júpiter; o grande deus que reinava no Olimpo, a montanha sagrada.
   Sucedeu a Urano e Saturno, e depois disso nunca mais foi destronado. Júpiter é filho de Saturno e Réa. Depois de uma luta que durou dez anos, ele venceu seu pai e os Titãs, assumindo o comando do Olimpo. Júpiter está associado ao trovão e ao relâmpago e sua arma é o raio, que pode tanto iluminar quanto destruir. Seus atributos também são a chuva e as nuvens. É o Todo-Poderoso, o onipotente. Sua imagem representa a justiça e a razão, a ordem e a autoridade.
  Casou-se com Hera, mas teve vários amores e um grande número de filhos mitológicos, deuses e semideuses. Disfarçado seduziu muitas mulheres, humanas e divinas, e depois enfrentava a ira de sua esposa Hera.
     Presidia toda a família divina. Sempre foi inquestionavelmente o deus acima de todos os deuses, a autoridade a quem todos recorriam.
    Júpiter simboliza a necessidade de espiritualidade e de religiosidade. Representa as leis, filosofia, sucesso, viagens, estrangeiro, valores éticos ou culturais e pessoas ligadas a isso: sacerdote, professor, juiz. Conhecido na antiguidade como o “Grande Benéfico”, o planeta da sorte e do sucesso. Em seus traços positivos Júpiter simboliza o senso de justiça, benevolência, necessidade de aperfeiçoamento, franqueza, devoção, dignidade, desejo de elevação espiritual, proteção, abundância, fé, otimismo. Pelo seu lado menos luminoso simboliza confiança excessiva, arrogância, prometer demais, imoralidade, extravagância, esbanjamento, fanatismo, megalomania, procrastinação, exibicionismo, autoindulgência, hipocrisia, ausência de limites, desobediência às leis. Portanto, se esta energia de expansão for usada de forma incorreta poderá causar o crescimento daquilo que não desejamos.
   Júpiter pode ser o “anjo da guarda” de cada um, quando sabemos usar de forma positiva seus princípios. A energia jupiteriana surge quando tudo parece estar perdido e alguma coisa acontece para nos salvar.
   Muito especialmente nesta entrada do Ano 2014 vamos nos conectar com o aspecto positivo que esta energia representa: Júpiter, nosso Anjo da Guarda, Júpiter, nosso Mestre Espiritual!

*

‘Dicas’ para aproveitar a energia de Júpiter!

. Desenvolver o impulso de prosperidade em todos os sentidos.
. Constância na fé vinculada à evolução espiritual.
. Romper estruturas deterioradas e dar espaço para o novo.
. Agregar somente pensamentos e sensações positivas.
. Transformar desafios em evolução e crescimento.
. Acreditar na sua força interior e proteção.
. Estabelecer metas buscando sua concretização.

*
Regências e Correspondências associadas a Júpiter:
O signo de Sagitário é regido por JÚPITER!

O signo de Peixes é co-regido, também, por JÚPITER.

Ritmo: MUTÁVEL

Elemento: FOGO

FRASE de Sagitário: “EU busco, portanto existo”.

DIA da SEMANA: Quinta-feira

COR: Verde, Azulão, Índigo, Violeta.

METAL: Estanho

PEDRAS: Ametista, Lápis Lazuli, Turquesa, Sodalita, Quartzo Azul, Água Marinha azul.

FLOR: Cravo, Jasmim, Violeta.

VEGETAL: Cedro, Cana-de-açúcar.

ERVAS: Sálvia, Anis, Erva-Doce.

INCENSO: Mirra, Noz Moscada e Jasmim.

ANIMAIS: Águia, Cavalo e todos os animais de porte grande e elegante.

FRUTA: Morango

AROMA: Cravo

APÓSTOLO: Pedro

VERBO: EU vejo

REGE no CORPO: coxas, região sacral, pernas, quadril, aparelho locomotor, nervo ciático, músculos, artérias, fígado pâncreas.

FUNÇÃO ZODIACAL: difusão, expansão, crescimento.

NATUREZA: Idealista, extravagante, imponente, generosa e arrojada.

SIGNO OPOSTO e COMPLEMENTAR: Gêmeos

SÍMBOLO: o Centauro e a flecha: o Centauro (metade homem, metade cavalo) que aponta seu arco em busca de um alvo distante, para chegar à verdadeira sabedoria.

PERSONALIDADES: Jimi Hendrix, Woody Allen, Steven Spielberg, papa João XXIII, William Blake, Frank Sinatra, Beethoven, Nostradamus, Walt Disney.

OCUPAÇÕES: filósofos, religiosos, promotores, juízes, professores, ministros, filantropia em geral, embaixadores.

Principal Característica: a expansividade
Qualidade: o otimismo
Desafio: a arrogância

Ana Maria Todeschini
Uno Espaço Terapêutico